Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Código de conduta e ética, saiba o que é

há 5 anos

A adoção de um posicionamento baseado em sólidos princípios éticos e morais é uma demanda cada vez mais exigida pela sociedade perante às organizações. Para uma boa reputação com os diversos públicos e o mercado, é fundamental que as empresas, incluindo os seus colaboradores, terceirizados e, claro, diretores, sócios, estejam cientes da importância de uma postura íntegra e alinhada aos valores sociais.

Segundo a pesquisa “Global Consumer Pulse”, da Accenture Strategy, 76% dos brasileiros afirmam que suas decisões de compra são influenciadas pelos valores propagados pelas marcas e pelas ações de seus líderes. Diante destas necessidades e imposições, surge o papel imprescindível do código de conduta.

Mas afinal o que é código de conduta e quais as suas funções?

Para a implantação de uma cultura ética nas empresas, a principal ferramenta é o código de conduta. O documento é responsável em traduzir os princípios éticos defendidos pela organização em orientações práticas do que fazer e o que não fazer.

O instrumento tem como funções fomentar a transparência, disciplinar as relações internas e externas da organização, administrar conflitos de interesses, proteger o patrimônio físico e intelectual.

O código é aplicado aos administradores, sócios, colaboradores, fornecedores e abrange, ainda, o relacionamento entre eles. Também deve expressar o compromisso da organização, seus conselheiros, diretores, sócios e funcionários, com a adoção de padrões adequados de conduta.

Além disso, os princípios definidos no código da empresa são utilizados como parâmetros para nortearem a negociação de contratos, acordos, o estatuto e as políticas que orientam a diretoria.

Entre os principais benefícios da criação de um código de conduta está o aumento da confiança interna e externa na organização e, como resultado, a valorização de dois de seus ativos mais relevantes: sua reputação e imagem.

Administração deve dar o exemplo para efetividade do código de conduta

O fortalecimento do código de conduta passa pelo cumprimento das recomendações da administração como exemplo para os demais integrantes da empresa. O conselho de administração deve ser o guardião dos princípios e valores da organização. Dentre suas responsabilidades está disseminar e monitorar, com apoio da diretoria, a incorporação de padrões de conduta em todos os níveis da organização.

Para a efetividade do código de conduta e que as considerações éticas e relativas à identidade e à cultura organizacionais influenciam todos os níveis da empresa, é fundamental a adoção de programas de educação continuada para o público interno. Ações que conselho e administração devem assumir e promover.

  • Publicações1
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações98
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/codigo-de-conduta-e-etica-saiba-o-que-e/764676741

Informações relacionadas

Leonardo Ribeiro, Advogado
Notíciashá 4 anos

O que é Teletrabalho?

Adriana Martins, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo - Termo de Ajuste de Conduta (TAC)

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)